“Quero alguém que me valorize”, essa foi a frase que eu disse para minha coach (Nayara Magalhães) há alguns meses, na minha primeira sessão de coaching pessoal. Essa não é uma frase exclusivamente minha, há várias mulheres cansadas de não receberem o devido valor, e estão sempre em busca de uma valorização. A resposta que eu tive dela, me doeu muito, mas foi a melhor que eu poderia receber e precisava mesmo ouvir. Se você também quer alguém que te valorize, deixo a mesma resposta para você: Todos vão te valorizar quando VOCÊ reconhecer o seu próprio valor, e se valorizar!

Naquele dia pensei muito sobre o quanto me desvalorizei nos últimos tempos. E se valorizar não se resume apenas a “se fazer de difícil”. É além disso, é saber o quanto SER VOCÊ é importante e indispensável, é não abaixar o seu valor para se encaixar em algum relacionamento, seja amoroso ou mesmo de amizade. É não se entristecer por não ser aceito por alguém ou em algum ciclo social.

A busca desenfreada por aceitação, nos faz constantemente diminuir nosso valor.

Para que alguém te valorize não basta só ser uma pessoa maravilhosa, é preciso valorizar a pessoa maravilhosa que se é, com todas as suas qualidade e defeitos. Se amar e amar tanto sua própria vida que não mudaria isso apenas para ser aceito ou amado.

quero alguém que me valorize valorização se valorizar blog mundo de juliana rodrigues blogueira de belo horizonte bh

Percebi algumas das minhas atitudes de desvalorização, e vou listá-las aqui. Ah, e não mude isso pelos outros, MUDE POR VOCÊ!

SEMPRE FORÇAVA CARACTERÍSTICAS COMUNS COM O OUTRO

Quando conhecia alguém, ao descobrir o que aquela pessoa gostava e fazia, eu tentava me forçava a fazer coisas pra ter características em comuns. Por exemplo, se conhecia alguém que gostava muito de musculação, eu começava a cogitar a possibilidade de malhar também, mesmo sendo uma das coisas que realmente não gosto de fazer. Eu sempre pensava que para alguém gostar de mim, eu precisava ser igual a ela, e esquecia todas as milhares de coisas legais que eu tenho a oferecer. É verdade que eu não gosto de malhar, mas modéstia à parte cozinho super bem, sou divertida e uma pessoa alegre. Aprendi que nem sempre é o igual que atrai, e que o diferente pode ser sim muito atraente!

DEIXAVA DE LADO MEUS AMIGOS E FAMÍLIA

Quando estamos gostando de alguém, é comum querermos passar mais tempo ao lado dessa pessoa. Mas, muitas pessoas têm o habito de esquecer de seus familiares e amigos, passando quase todo o tempo com o namorado (ou pretendente). Essa foi uma das minhas atitudes de desvalorização. Não passava um fim de semana ao lado dos pais, deixava de fazer programas entre amigas, coisas que eram importantes pra mim, e só saía se o “amado” estivesse junto.  Meus amigos se tornaram os amigos dele. Perder a sua individualidade é perder o seu valor. É saudável para qualquer relacionamento que cada um tenha sua individualidade, seus próprios amigos e que façam programas sozinhos também!

ALTERAVA MINHA IDENTIDADE SÓ PRA AGRADAR O OUTRO

Eu sempre fui uma pessoa muito brincalhona, adoro fazer as pessoas rirem e esse é meu jeito! Me relacionei com alguém que estava sempre reclamando disso, dizendo que eu não devia brincar tanto, que eu falava demais, e confesso que isso me deixava profundamente triste. Eu tentava por várias vezes mudar isso, mas não sabia que estava tentando deixar de ser eu mesma. Já disse também em outro post sobre um ex-namorado que sempre me dizia que eu ficava feia de cabelo preso. Isso fez com que eu parasse de usar ele assim só pra agradar a ele. Infelizmente eu estava cada vez mais perdendo o meu valor nessas atitudes. Mudar algo que é seu só porque o outro não gosta é se desvalorizar.

ERA SEMPRE EU QUE ME DOAVA MAIS NOS RELACIONAMENTOS

É muito bom agradar e buscar a felicidade de quem amamos. Mas quando essa busca fica desigual entre um e outro, se torna um problema. Lembro que eu sempre ia para casa dele e convivia muito com seus familiares. Só que por outro lado, ele raramente ia na minha casa ou ficava comigo e minha família. Eu o apoiava e torcia para o crescimento dele, mas ele não me apoiava naquilo que eu sonhava e almejava. (Ah, e isso não é uma reclamação quanto a ele, visto que o problema era eu, eu deveria me valorizar mais na relação.)

Se você não vê o seu valor, acabará sempre com alguém que também não vê.

AFINAL, O QUE É SE VALORIZAR?

É ser você mesma, se amar, amar sua identidade e essência, e não abrir mão disso por ninguém, muito menos para ser aceita ou amada por alguém. Aceitar seus defeitos e imperfeições. É não lutar para “caber” em algum relacionamento, mas permitir-se ser amada como é verdadeiramente. Seja autêntica!   Quando você realmente descobrir o seu valor, e prezar por ele, vai atrair pessoas realmente dispostas a te valorizar. 

O coaching me ajudou muito nesse processo de mudança. Passei a me valorizar em todos os meus relacionamentos, até mesmo de amizade. Mudei meus hábitos, e hoje não me vejo mais fazendo o que fazia antes. Além o coaching, algo muito importante foi minha DECISÃO, eu realmente decidi mudar. A Nayara disponibilizou para vocês a primeira sessão grátis! É só entrar em contato com ela e agendar pelos telefones: 31 3484 3857 | 31 99541007

Então, se você chegou aqui pensando “quero alguém que me valorize”, comece por você! Reveja suas atitudes consigo mesma, e SE AMEEE!

 

Veja também: Relacionamentos abusivos

Deixe seu Comentário

Loading Facebook Comments ...

Escreve um comentário